O Primeiro Instituto Familiar de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

Maxwell Dantas Lima - Yudansha Makoto (Shodan)


"Nasci em 1985, na cidade de Aracaju/SE. Morei até os 15 anos na cidade de Propriá/SE, terra natal dos meus pais. Vim para a capital sergipana para cursar o Ensino Médio, aqui permanecendo até hoje. Graduei-me em Direito pela Universidade Tiradentes no ano de 2009 e, já nesta oportunidade, iniciei carreira no serviço público estadual no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. No ano de 2017 galguei o título de especialista em Dir. Administrativo e Constitucional, além da especialização em Direito Civil e Processo Civil.

Iniciei a prática do Aikido no Instituto Makoto em 2011, mas o meu primeiro contato ocorrera quando contava com 13 anos. Naquela época, não tive a maturidade e discernimento necessários para entender a grandeza do Aikido. Tempos depois, iniciei a prática do Aikido no Instituto Makoto, local onde fui fraternalmente acolhido. No Instituto, além da ênfase na prática das técnicas, lançam-se holofotes também na convivência respeitosa e amizade profícua. O Aikido, assim, é visto como ferramenta de transformação de toda a vida, é dizer, um caminho escolhido para ser trilhado com coragem e dignidade, e que impacta diretamente em todos os aspectos da vida.

Percebi, com a prática do Aikido, uma melhora de vida que vai muito além do aspecto físico ("saúde e defesa pessoal"), alcançando ainda o desenvolvimento de capacidades de convivência, de interação social e evolução pessoal.

O ano de 2017 me trouxe uma grande alegria, somada a uma excelsa missão: tornei-me faixa preta. Ciente de que a jornada é perene, continuo a prática do Aikido buscando sempre auxiliar não só o Instituto mas também cada integrante individualmente."