O Primeiro Instituto Familiar de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

Marcelo Cerveira Gurgel - Yudansha Makoto (Nidan)


Sou formado em Direito pela Universidade Federal Rio Grande do Norte e em 2004 logrei êxito na aprovação no concurso para a Magistratura do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Comecei a praticar Aikido em 2008, há aproximadamente seis anos, inicialmente como uma forma de praticar um esporte e uma estratégia para aliviar o estresse. Sempre tive o desejo de praticar uma arte marcial e vi no aikido um caminho para realizar esse sonho e ao mesmo tempo expandir o meu núcleo de relacionamento social.

O fator de defesa pessoal oferecido pela arte também foi um ponto que interferiu bastante na escolha do aikido.

Me mantive sempre junto ao Instituto Makoto, onde encontrei um caminho não só de aprendizagem da técnica de defesa, mas principalmente um de aprimoramento pessoal e superação de desafios.

Tenho um profundo respeito e admiração pelos nossos Senseis fundadores Josemar e Josnei Dias, pelo respeito e dedicação que ofertam ao ensinamento da arte marcial, bem como aos praticantes do Instituto.

Após a graduação de yudansha, tenho por objetivo continuar aprimorando a técnica e o espírito marcial, de forma a continuar colaborando no que for possível com o Instituto Makoto e a prática do Aikido.



Certificado de Nidan nº 71111, comprovando que Marcelo Gurgel é um Yudansha (Faixa-Preta) da AIKIKAI FOUNDATION, AIKIDO WORLD HEADQUARTERS (Hombu Dojo-Japão). Com o AIKIKAI MEMBERSHIP NUMBER 275402.


Certificado de Shodan nº 160685, comprovando que Marcelo Gurgel é um Yudansha (Faixa-Preta) da AIKIKAI FOUNDATION, AIKIDO WORLD HEADQUARTERS(Hombu Dojo-Japão). Com o AIKIKAI MEMBERSHIP NUMBER 275402.